segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

America Latina

Essa foto foi tirada por mim na colombia.

America Latina

Esse texto é meu ultimo desse ano, agora são 3:50 da manhã acabei de acordar, dormi apenas 2 horas de sono, varias coisas me incomodam.

Estou planejando uma viagem para o ano que vem, uma viagem no interior da America latina, começando pela argentina. Já fiz a reserva dessa passagem que será de ônibus e levara 36 horas.

Na verdade eu já fiz essa viagem uma vez a alguns anos atráz com uma banda, nessa época eu já era atormentando e fica olhando as casas no meio do nado e me perguntava quem seriam as pessoas que moravam ali, quem seriam as pessoas que viviam longe desse mundo loco de internet e frenético.

Eu vejo inúmeras pessoas loucas para conhecer a Europa, outros continentes mas quase não vejo ninguém que queria conhecer o seu próprio, eu ando pesquisando muito sobre America latina e seus lugares que a maioria de nós nem pensa neles, coisas no peru, Venezuela, Colômbia.

Eu também já fui na Colômbia, um pais que mi encantou muito, tudo muito simples, mas um ar de verdade, um ar de organização.Eu andei pelas estradas vendo propagandas do execercito de que eles estavam conosco e coisas do tipo, eu não sentia medo, sentia vontade de descer da van e seguir conhecendo cada pessoa e perguntando sua historia.

Meu sonho e fazer um livro com fotos e nomes de cada uma dessas pessoas que moram nessas estradas, sua cultura seus pensamentos seu sonhos.

Quando estive no Chile eu vi um mini EUA, com varias pessoas racistas e gordos por toda a parte, batatas fritas gigantes um fast food americano dentro da America latina, mas o Chile não deve ser só isso.

Na Argentina foi um choque, chegamos na casa de pessoas que nem me lembro o nome mais, mas a única coisa que tenha para comer era angu, na rosto de todo mundo espanto, nos olhos dos moradores satisfação por receber pessoas de tão longe, mas eu não me esqueço do olhar triste de um deles que contava sobre a crise no pais. Eram pessoas já mais velhas que tenham uma banda punk me lembro de ter um criança também, a imagem que me vem a cabeça é eu sentando no meio fio na rua dizendo ao Daniel Debarry.

“ que coisa estranho, pessoas simples sem dinheiro que ainda se esforçam para receber pessoas e fazer coisas” talvez ele não se lembre disso, mas eu me lembro de cada passo dessa viagem meus olhos brilhando quando passei pelos Andes e vi montanhas de verdade , lugares lindos.

Mas essa não é a viagem que quero fazer, ela começara pela argentina mas não sei aonde vai terminar, eu tenho uma idéia de descer no meio do caminho e seguir andando, não sei se vou agüentar ou algo do tipo, mas vou fazer o que der na mente sem pensar duas vezes.

Tantos lugares bonitos, e tantos lugares estranhos devem ter pela America latina, e eu sinto que antes de me aventurar pela Europa ou pela áfrica que é um continente que quero ir antes de morrer até mais que a Europa.

Meu espírito não é de querer ver os lindos lugares de Roma, e nem as coisas que dizem ter na Espanha, primeiro eu quero conhecer os lugares que esses países exploram e tiraram suas riquezas para eles serem bonitos hoje em dia.

Essa viagem eu sinto que é para achar meu próprio espírito talvez, ou talvez eu seja mais um idiota que quer fazer uma viagem besta. Mas tem anos que sinto vontade de fazer isso e que eu fico pensando sobre a America latina.

Eu tenho muitas historias para contar, Como eu conversei por horas com duas Américas sem saber falar inglês, como eu conheci meu primeiro amor que morava em porto alegre, essa também é um historia engraçada na minha vida. Tocamos em porto alegre e tenha uma menina linda no show.
Obs: linda porem brava, e extremamente inteligente e anarquista, feminista. Mesmo assim uma das mulheres mais lindas que já conheci em todos os sentidos.

Voltando a historia, no show eu ficava olhando para ela, mas nem passou pela minha cabeça chegar perto, claro um negro nunca pensa que a menina loira, branca de sorriso de anjo vai gostar dele. ( essa parte se ela ler concerteza vai me chingar ), mas tocamos e no meio do show eu procurava ela entre as pessoas e por incrível que pareça varias vezes ela estava olhando para mim. Bom passou conseguir falar pouco com ela, mas dei meu telefone.

Voltamos para BH passou um semana eu voltei para porto alegre para viver uma das experiência mais incríveis da minha vida. Hoje em dia ela continua linda , inteligente, feminista e com uma filhinha que os olhos parecem dois diamantes. Essa será uma das mais belas historias que vou contar para uma filha minha na hora de dormir, claro se eu tiver filhos um dia.

E são historias assim que eu quero viver e contar, coisas inesperadas, historias tristes de pobreza e outras de alegria, quero registrar meus passos na America latina do meu mundo, um mundo de dificuldade e muita das vezes desamparado mas que se ergue sempre que se é derrubado.

A argentina tem provado que está a anos luz a nossa frente, alguns dizem que é porque o pais e pequeno, eu acho que é apenas coragem, coisa que muitos dos brasileiros não tem, temos coragem de gastar fortunas com festa de final de ano, gastar com carnaval e futebol para isso somos os melhores entre muitas cosas, somos a raça que mais desvaloriza seu próprio pais, o que eu mais vejo são pessoas com potencial deixando o Brasil para dedicar a outros países, claro as chances de se dar bem La são muito maiores, quem pode condenar alguém por isso.

Os dois últimos anos foram um dos piores da minha vida, mas tem uma coisa nesse ano que me faz querer lembrar dele que é apenas a fotografia e o sonho de trabalhar com ela e me dedicar, meu calendário existira apenas isso registrado dentro esses dois anos.

Este final de ano tem sido de muita revelações e surpresas cada vez percebo que tenho bem menos amigos do que imagino e percebo que estive muito anos me dedicando ao lado “A”, sendo que sou do lado “B”

Mas estou mais otimista do que nunca, apesar que sempre odiei pessoas que transbordam otimismo, mas eu sou assim por saber da dificuldade das pessoas pelo mundo e a luta por sobreviver, então sempre odiava os otimista. Mas até isso eu aprendi esse ano, a gostar mais do otimismo.

Este final de ano varios dos meus fantasmas estão indo em borá da minha vida, e uma parte de mim está muito feliz por isso, a outra está mais feliz ainda.

Sigo me preparando para essa viagem, correndo todo dia um pouco, fazendo exercícios juntando dinheiro e fazendo um rota, espero mesmo que consiga ir, e espero pode registrar tudo que eu quero, principalmente entender porque todos os dias a noite esses lugares que nunca fui vem na minha mente, e penso tanto nessas pessoas que nunca ouvi falar. Espero obter uma resposta do que realmente eu sou feito e porque meu coração é tão perturbado de não poder fazer nada para mudar o mundo as coisas a minha volta. Eu estou longe de ser perfeito e tenho mil defeitos e erro muito. Mas porque todos os dias na hora de dormir eu penso.

“ quem realmente eu sou”

7 comentários:

Anônimo disse...

Uma das coisas mais lindas que escreveu até hoje. vc é um cara especial.
As.Vanessa

Anônimo disse...

Ow vc não existe, fico vendo os caras que conheçe sempre um igual ao outro, aquelo velho papo chato de sempre.
Como queria morar em Belo horizonte para olhar para vc contando essas historias.
As. taty
tenho que fazer um blog para nao escrever anonimo neh kkkkk
beijos

Anônimo disse...

Simplesmente encantador vc.
Line.
não tem como não amar vc de paixão.

Anônimo disse...

vc é o cara...

Leandro Silva disse...

Que isso gente obrigado, pelos elogios, fico feliz que tenham gostado. =)
Que anonimo vale tb =)

"..Lud.." disse...

Nunca fale que algo que vc pretende fazer um dia possa ser besta ou insignificativa.
Tudo que fazemos nessa vida é uma cina,temos que cumprir um proposito aqui..
Todos temos fantasmas: sejam eles do passado,presente ou futuro,tomados pelo medo de viver,de mudar,de se aprimorar.
+ vc nao é assim vc nao quer ser a mesma pessoa sempre.. vc é especial e sabe disso..
Vai msm viaje,descubra as respostas que vc sempre procura,e se nao achar nunca desista mas jamais se esqueça de onde vc veio,e por mais que vc diga que tem mais livros que amigos,nao é verdade.
Não esquece de trazer uma lembrancinha de todos os lugares que vc passar..rsrsr
adoro vc.....

Anônimo disse...

eh isso ai, meu velho. viajar sempre eh uma coisa boa e traz novas perspectivas sobre tudo. eh otimo quando a gente vai disposto a ver uma realidade completamente diferente da nossa e tenta entrar minimamente nessa realidade, deixando um pouco pra lah o lado de turista mesmo.

a viagem pra colombia tambem me deixou bastante intrigado sobre aquele pais. pra mim, a entrada das cidades eram muito impressionantes. acho que a gente estava muito preocupado em falar bobagem naquela viagem pra conversar sobre coisas serias (hahah), mas achei extremamente marcante tudo aquilo... aquele mercadinho de bogota que o pai do davi levou a gente, aquelas estradas muito loucas com tanques de guerra a cada quilometro, o povo alugando celular no centro da cidade... e aqueles onibus fodassos de bogota. puta merda, muito doido. muita coisa nova...

acho muito legal essa sua ideia e espero que voce viaje mesmo. ainda mais indo sozinho. pra mim, viajar sozinho eh o melhor jeito de viajar. voce escolhe que horas acordar, que roupa colocar e pra onde andar. se ve alguma coias interessante, desvia o caminho e vai atras. eu fiz descobertas otimas desse jeito que, se tivesse com outras pessoas, certamente nao teria feito. dou a maior força, meu velho. mesmo porque eh um otimo jeito da gente nos conhecer mesmo, justamente observando coisas que sao tao diferentes da nossa realidade.

abracao, cara

bruno